“A existência da espécie humana encontra-se imersa numa crise jamais antes vivenciada em toda história. Esta está recheada de crises em todos os sentidos: econômicos, religiosos, políticos, sociais, mas é a primeira vez que o futuro do ser humano como espécie encontra-se ameaçado. O alerta vermelho foi dado ao constatar-se que o meio ambiente, num todo, agoniza fortemente e que elementos essenciais como a água, o ar e o alimento saudável encontram-se impiedosamente ameaçados pelas nossas ações. E que cada animal extinto ou floresta derrubada influencia no equilíbrio ecológico, desestabilizando a harmonia da criação.”
Baseado nessa leitura chega-se à conclusão que o ser humano pensa que é dono da natureza. Percebe-se isto em termos como “floresta virgem”, em viver à custa de sua “escravidão”, tirando da natureza tudo que lhe prover, na hora que achar conveniente e esperando que ela retribua com o dobro quando bem queira.
Em troca o ser humano tem um ambiente artificial, máquinas que fazem de tudo. Quando menos percebe-se, psicologicamente estamos mais “atrasados”que os animais, porque eles se protegem, se respeitam e cuidam do seu habitat. Não podem falar, mas expressam sua tristeza e ainda por cima nos servimos deles para nos alimentar sem cuidados nenhum da sua preservação.
Fazer esse curso (Educação Ambiental e Ética) abre horizontes para que possamos cuidar melhor do pouco que temos, porque a nossa situação no planeta terra só não está pior porque as pessoas já começaram a se conscientizar da importância de cuidar do nosso planeta, da preservação das matas, água, terra, o cuidado com o plantio, manutenção de alimentos e também das pessoas.
Com esse curso aceitei uma proposta, que é a manutenção da minhocasa. Vou desenvolver este projeto de cuidados, manutenção e preservação, orientação junto aos jovens evangelizandos da Soc. Bezerra de Menezes, onde toda semana um pequeno grupo irá cuidar, limpar e manter a minhocasa. Com isso fornecendo ensinamento aos mais jovens para já desde cedo desenvolverem essa consciência de preservação.
A minhocasa é um sistema vivo balanceado, auto-regulável e sem mau cheiro projetado para ajudar as pessoas a reduzirem, reutilizarem e reciclarem o lixo orgânico como restos de comida, podas de jardim e papéis, preservando o meio ambiente.
Colocando as minhocas para trabalhar neste sistema inovador, estaremos convertendo suas sobras de alimentos e resíduos orgânicos em um rico nutriente, fertilizante natural que suas plantas de vaso, jardim ou horta vão adorar.
E o mais importante de tudo isso é que estaremos contribuindo para a redução do volume de lixo que é compactado no lixão de sua cidade, além de obter os subprodutos naturais:húmus, composto e biofertilizante.
Autora: Carla Rossana Sanson Cauduro
Fonte: CENED Cursos
Olá Mikaelli querida!
ResponderExcluirMuito bom esse texto da Rossana! Acho que ainda falta muito a ser feito... Campanhas, alertas, chamados são feitos, mas vejo muito pouco projeto sendo colocado em prática. Esse, "Minhocasa" me parece um excelente iniciativa e se cada comunidade fizesse o seu próprio projeto e colocasse a "mão na massa" e não ficasse apenas à espera do governo para as soluções, com certeza num todo, teríamos grandes resultados! Eu sempre penso que a teoria é uma coisa e a prática outra... nesse tipo de situação é a prática que fará toda a diferença!
Grande beijo,
Jackie
Exelente texto, temos de entender que educação ambiental é pra ontem.
ResponderExcluir