Mikaelli Andrade

Mikaelli Andrade
Cachoeira Brejão/Coribe-Ba
”A água é o sangue da terra. Insubstituível. Nada é mais suave e ,no entanto , nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, Tomando-a como chave e exemplo. Quando a água é pura, o coração do povo é forte. Quando a água é suficiente,o coração do povo é tranquilo.” Filósofo Chinês no século 4 A.C

Buscar

"As preocupações ambientais contemporâneas originaram-se da percepção da pressão sobre os recursos naturais causadas pelo crescimento populacional e pela disseminação do modelo da sociedade de consumo"

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DOS MORCEGOS PARA O MEIO AMBIENTE E PARA O HOMEM


File:Morcego da Fruta (ANG).jpg

Quando conhecemos o verdadeiro papel dos quirópteros na natureza e também em atividades e processos relacionados ao bem-estar humano, torna-se fundamental divulgarmos tais informações para o maior número possível de pessoas.


- 70% dos morcegos são insetívoros. Setenta por cento das 1.200 espécies ocorrentes no planeta são insetívoras, e dependendo da espécie, cada indivíduo come até quinhentos insetos por hora e três mil por noite. O mito do "morcego vampiro", que se alimenta de sangue, está restrito, portanto, a um percentual muito pequeno dentre as 1.200 espécies de morcegos: deste total, apenas três espécies são hematófogas.

- Bioindicadores ambientais. Morcegos são excelentes bioindicadores da qualidade da preservação ambiental, da situação atual de um ecossistema, pelo fato de algumas espécies serem sensíveis às mudanças ambientais.

- Controle biológico natural na lavoura. Morcegos podem atuar como controladores de pragas na agricultura. O grande número de espécies insetívoras de morcegos é responsável por uma grande redução no uso de produtos químicos nas plantações, gerando como resultado um ambiente mais saudável e alimentos de melhor qualidade, mais ecológicos.

- Polinização de plantas. As plantas que são polinizadas e dispersas por morcegos produzem mais de 450 produtos de importância econômica, tais como alimentos, remédios e muito mais. Algumas espécies vegetais, inclusive no Brasil, só são polinizadas através de morcegos.

- Florestamento e regeneração de florestas. As espécies frugívoras são responsáveis pela ampliação de áreas florestadas e também colaboram na regeneração de ambientes florestais.

- Adubo. Atualmente em menor intensidade, mas há países onde ainda se utiliza fezes de algumas espécies de morcegos como adubo, considerado de ótima qualidade.

- Medicamentos. Uma substância presente na saliva do morcego hematófago Desmodus rotundus tem sido cada vez mais utilizada na fabricação de medicamentos e na cura de problemas cardiovasculares. A substância em questão possui um grande poder anticoagulante.

- Radares e sonares. Grande parte das pesquisas feitas até hoje para o desenvolvimento de radares e sonares sempre tiveram nos morcegos, junto com golfinhos, os principais agentes das experiências.

- Turismo ecológico. Numa época quando cada vez mais se estimula o turismo ecológico, exemplos como o do município de Austin, no Texas (EUA), dentre outros, tende a ser multiplicado. Em Austin, ao final da tarde, dezenas ou centenas de turistas e moradores da cidade dirigem-se para a maior ponte da cidade e observam a saída de milhares de morcegos insetívoros para a caça de suas presas. Este fenômeno é uma atração turística da cidade há mais de 10 anos.

- Presença simbólica em culturas e civilizações. Morcegos são (ou foram) importantes em culturas e civilizações de todos os continentes, há muitos séculos, dentre elas as civilizações maia, chinesa, mexicana, índios da Região Norte do Brasil.

- Cadeias alimentares. Morcegos são componentes fundamentais de muitas cadeias alimentares, tanto na condição de presas, quanto na de predadores. Em algumas cavernas, é devido à presença dos quirópteros que se torna possível a existência de outras espécies animais que se alimentam de restos alimentares que os morcegos deixam cair no chão, assim como também se alimentam de fezes de morcegos.

- Fonte de alimento humano. Em algumas regiões da África e da Ásia, durante certos períodos do ano, morcegos são importantes na alimentação diária destas populações humanas, quando a oferta de alimentos oriundos da agricultura é reduzida ou ausente.

- Comedores de baratas e mosquitos. Entre as espécies predadas pelos morcegos, encontramos mosquitos e baratas.

- Insumos industriais. Algumas bactérias das fezes dos morcegos são usadas na produção de enzimas utilizadas na destoxificação de restos industriais, na produção de inseticidas naturais e de detergentes, e na transformação de resíduos em álcool.

Fonte:Redator
Imagem:
Wikimedia Commons

2 comentários:

Postagens populares