Mikaelli Andrade

Mikaelli Andrade
Cachoeira Brejão/Coribe-Ba
”A água é o sangue da terra. Insubstituível. Nada é mais suave e ,no entanto , nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, Tomando-a como chave e exemplo. Quando a água é pura, o coração do povo é forte. Quando a água é suficiente,o coração do povo é tranquilo.” Filósofo Chinês no século 4 A.C

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"As preocupações ambientais contemporâneas originaram-se da percepção da pressão sobre os recursos naturais causadas pelo crescimento populacional e pela disseminação do modelo da sociedade de consumo"

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Pelo poder de dizer NÃO ao que nos negam o SIM num mundo melhor

As pessoas, na verdade, tem todo o direito de ser como sao e de escolherem o que acham melhor para si próprias e suas organizações. O que não podem ter é o direito de impor aos outros os sacrifícios de suas escolhas e do seu jeito de ser. 
 
  
Por Vilmar Sidnei Demamam Berna
  

Imagine que no futuro as novas gerações queiram saber, diante do meio ambiente destruído, da fome e da exclusão social, onde estávamos, se do lado que empunhava o machado e o chicote ou do que os combatia? Que legado gostaríamos de deixar para o futuro? A resposta a esta pergunta nos remete diretamente aos indicadores de sucesso que adotamos no presente.

Se nossos indicadores de sucesso forem econômicos, deixar uma gorda conta bancária, patrimônios, ou uma posição invejável na lista dos mais ricos, poderá parecer um legado importante, e os sacrifícios que impusermos aos outros ou a nós próprios, parecerão suportáveis e até moralmente defensáveis.

Nossa inteligencia e capacidade de abstracao consegue justificar o injustificável. O dinheiro, o poder, sao capazes de cegar. A humanidade ja passou por varios episodios de extincao de civilizacoes inteiras que não conseguiram se adaptar aos danos e sacrificios de suas proprias escolhas e que desapareceram. Não eram diferentes de nos. Na epoca, tambem deve ter existido alertas para os riscos, mas a historia indica que não foram ouvidos. 

O fato é que enquanto alguns se importam com meio ambiente, justiça social, sustentabilidade, outros simplesmente não se importam e encontram uma desculpa qualquer para justificar suas escolhas. 

Ao contrário do que dizia o profeta, 'gentileza não gera gentileza'. Pessoas que valorizam mais seus lucros econômicos, cargos, salários, posições políticas não se deixarão convencer facilmente. Do ponto de vista da utopia, pode ser reconfortante imaginar um mundo onde o amor irá superar tudo, onde as pessoas sao boas naturalmente e no momento derradeiro irão mudar e se convencer. Infelizmente, a realidade nos mostra que não é bem assim, e que agora, nossa capacidade de causar danos e sacrificios deixou de ter impactos locais para afetar o Planeta como um todo.

Se evoluimos tecnologicamente, do ponto de vista do espirito humano continuamos nascendo um 'vir a ser' e, dependendo de nossas escolhas e de nosso amadurecimento, podemos tomar atitudes gananciosas ou solidarias, sermos oportunistas ou generosos, arrogantes ou humildes. Nem sempre a gentileza alheia é capaz de comover e contagiar outras pessoas. Tem gente que se for deixada sem limites pode se aproveitar da situacao, tomando mais para si do que os outros. 

As pessoas, na verdade, tem todo o direito de ser como sao e de escolherem o que acham melhor para si próprias e suas organizações. O que não podem ter é o direito de impor aos outros os sacrifícios de suas escolhas e do seu jeito de ser. 

As empresas, a sociedade, as organizações, os governos sao na verdade abstrações jurídicas. Por detrás delas estão pessoas, que amam ou odeiam, que sao gananciosas ou generosas, brilhantes ou estúpidas, que sofrem ou causam sofrimento a outros, e, principalmente, que fazem escolhas que afetam, para o bem e para o mal, a vida de outras pessoas. 

Ao escolhermos a vida em sociedade abrimos mao de fazermos justiça pelas proprias maos, com a promessa de que as autoridades que ajudamos a eleger serao arbritos isentos entre os diferentes interesses da sociedade. Entretanto, quando se afrouxa o tecido social, quando a cidadania cede lugar aos interesses privados, o aparelho do Estado que devia nos proteger pode se virar contra nos, capturado pelos poderosos que o usam para atingir seus fins privados.

Neste sentido, a sustentabilidade, muito mais que apenas ser uma mudança de tecnologias, gestao ou economia, exige o estabelecimento de um novo pacto civilizatorio, onde definitivamente precisamos aprender a conviver de uma outra maneira, diferente da que fizemos até aqui, com o meio ambiente, as demais especies e nossos proprios semelhantes. E rever nossas relacoes com o poder é uma delas.

O poder de escolher não é igual para todos. Quando elegemos alguém, quando consumimos produtos que alguém colocou no mercado, transferimos para eles, de forma ativa, através de nosso apoio, uma parte de nosso poder de escolha. E também fazemos isso de forma passiva, quando escolhemos não nos ' meter ' com política, quando condicionamos nossa participação na esfera pública ou da ação da cidadania à obtenção de vantagens pessoais, quando nos recusamos a querer saber sobre assuntos que afetam a vida em sociedade ou à nossa existência no Planeta, quando aceitamos as promessas da propaganda ou de felicidade no consumo.

Em vez de continuarmos concordando em ser massa de manobra dos poderosos para atingirem seus objetivos, temos o poder de dizer NÃO. E não por que somos 'do contra', mas por que somos a favor de um outro mundo que consideramos possível, ambientalmente sustentável, socialmente justo e, claro, viável economicamente. 

É natural, numa sociedade humana, onde as pessoas sao diferentes umas das outras, com visoes de mundo e ideias diferentes, que existam  conflitos. A paz não resulta da ausência de conflitos, mas da justiça. O mundo real quase nunca é o mundo dos nossos sonhos, mas deveria ser o mundo onde o possível resultaria do esforço coletivo em buscar o consenso, onde cada um deve ceder um pouco para viabilizar a vida em sociedade.

Ter acesso à informação plural, independente, sobre os vários lados e versões dos fatos, é fundamental para que as pessoas possam escolher que caminho seguir, assim como dispor de espaços e canais democráticos de negociação dos conflitos é fundamental para se buscar o consenso entre o mundo dos sonhos e a realidade, que torna possível a vida em sociedade. Quando a informacao é falsa, mentirosa, tendenciosa, manipulada, compromete a vida em sociedade, a paz, a justiça.

Quando os políticos substituem os interesses públicos para cuidar dos privados também traem a população que os elegeu. Os parlamentos são o espaço democrático por excelência, onde os temas em conflito, a tendencias, as decisoes dos governantes deveriam estar em debate, até que se encontrasse o consenso possível que permitisse a paz social, em vez de transferir para a Justiça, ou o que é pior, para a Policia, o papel de intermediação de conflitos, por que quando se tem de apelar para a Policia, diante de um conflito social, é por que falharam os políticos.

Não recebemos a vida como ela é, pronta e acabada, muito menos temos de aceitar as coisas como são. Nós, eleitores, consumidores, cidadãos, podemos mudar, podemos, com nossas escolhas, dar ou retirar a força aos poderosos. Resta saber se queremos.

A cada eleiçao, temos a possibilidade de recusar ou confirmar apoio politico ao transferir pelo voto nosso poder de escolha aos que nos representam no Governo ou no Parlamento. E em nosso dia a dia, em cada ato de consumo, podemos renovar ou retirar a força aos poderosos do mercado, ao escolher comprar a sustentabilidade ou recusar a insustentabilidade. 

O futuro está em nossas maos, e escolhas. Cabe nos perguntar onde colocamos os nossos sonhos? Que visao temos para o futuro? Que legado esperamos deixar para o mundo? 

Vilmar Sidnei Demamam Berna é escritor e jornalista, fundou a REBIA - Rede Brasileira de Informação Ambiental (www.rebia.org.br ),

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