Mikaelli Andrade

Mikaelli Andrade
Cachoeira Brejão/Coribe-Ba
”A água é o sangue da terra. Insubstituível. Nada é mais suave e ,no entanto , nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, Tomando-a como chave e exemplo. Quando a água é pura, o coração do povo é forte. Quando a água é suficiente,o coração do povo é tranquilo.” Filósofo Chinês no século 4 A.C

Buscar

"As preocupações ambientais contemporâneas originaram-se da percepção da pressão sobre os recursos naturais causadas pelo crescimento populacional e pela disseminação do modelo da sociedade de consumo"

quarta-feira, 28 de julho de 2010

O estado do meio ambiente no mundo


O planeta Terra está pedindo socorro. A natureza está se alterando por causa das intervenções desastrosas causadas pelo ser humano. A ambição desenfreada e a desvalorização da vida tem contribuído muito para a destruição do meio ambiente.

Os problemas ambientais comprometem a qualidade de vida de todo vivente. Dentre eles pode-se citar a chuva ácida, o aquecimento global, desmatamento, problema da água, buraco na camada de ozônio e lixo.

A chuva ácida é provocada principalmente pela atividade humana através da industrialização e uso de transportes que usam combustíveis fósseis. Ela empobrece a vegetação e prejudica a pesca.

O aquecimento global ocorre devido a grande quantidade de gases poluentes que são emitidos diariamente. As conseqüências disso são terríveis, pois leva ao aumento do número de furações, desertificação, ondas violentas de calor e derretimento das calotas polares.

O desmatamento causa degradação do solo, extinção de várias espécies e danos ao clima.

A água no futuro valerá muito mais que ouro. Já existem países em que ela é escassa. Infelizmente quem tem muito não dá importância e a desperdiça de uma forma inconseqüente. A maioria das pessoas só dão valor as coisas depois que as perdem. A poluição aquática tem aumentado muito e com isso aumenta os casos de doenças veiculadas pela água, intoxicação por metais pesados e gastos para o tratamento da mesma.

O buraco na camada de ozônio é causado principalmente pela eliminação do gás clorofluorcarbono usados em aparelhos de refrigeração e sprays. Isto pode afetar o sistema imune, causar câncer de pele e mutações nos seres vivos.

O lixo quando não colocado em seu devido lugar traz mau cheiro, polui a água, atrai ratos e insetos,contribui para o aparecimento de doenças e pode contaminar os solos também.

Precisamos mudar a forma com que exploramos os recursos naturais e o nosso comportamento em relação a natureza. A educação ambiental voltada especialmente para a sustentabilidade e a adoção de uma nova ética contribuirão muito para conseguirmos ter um planeta habitável no futuro.

Fonte: CENED

Um comentário:

Postagens populares