Mikaelli Andrade

Mikaelli Andrade
Cachoeira Brejão/Coribe-Ba
”A água é o sangue da terra. Insubstituível. Nada é mais suave e ,no entanto , nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, Tomando-a como chave e exemplo. Quando a água é pura, o coração do povo é forte. Quando a água é suficiente,o coração do povo é tranquilo.” Filósofo Chinês no século 4 A.C

Buscar

"As preocupações ambientais contemporâneas originaram-se da percepção da pressão sobre os recursos naturais causadas pelo crescimento populacional e pela disseminação do modelo da sociedade de consumo"

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Carro elétrico brasileiro: será que agora vai?


Alguns meses atrás eu escrevi um artigo sugerindo a iniciativa de um grande empresário brasileiro, a exemplo do Eike Batista, para criar uma marca nacional de carro elétrico. Fiquei feliz ao tomar conhecimento, nesta última quarta (15/09), que o referido empresário planeja investir cerca de US$ 1 bilhão em uma unidade fabril em Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte do Rio de Janeiro, para a produção de veículos elétricos.


Caso ele, de fato, viabilize o projeto, o país terá muito a ganhar, pois além de dar importante contribuição para a redução de poluentes, se alinhará com uma tendência irreversível, que é a expansão do carro elétrico globalmente. Além disso, não podemos ficar de fora de tão importante segmento. Mas é bom não demorar muito, pois a indústria de autos elétricos está se desenvolvendo rapidamente, logo, entrar no mercado será muito mais desafiador.

É fato que a cada dia surgem novos investidores e já são muitos os modelos que ensaiam ir para as ruas. As grandes montadoras prometem dominar a produção de carros elétricos, mas não se pode desprezar pequenos fabricantes que estão surgindo com propostas mais enxutas e promessas de produto de ponta. O consumidor, seja lá de onde for, não vai pagar por tradição ou apelo nacionalista, mas sim, pela qualidade daquilo que estiver levando para a sua garagem.

O Sedan Coda é a novidade do momento

Aliás, nesta última sexta-feira (17/09), foi a vez de mais um fabricante anunciar o lançamento de seu carro elétrico nos Estados Unidos. Depois dos tão badalados Nissan Leaf e Chevrolet Volt, é a vez da CODA, fabricante americano localizado no Sul da Califórnia, anunciar que o seu primeiro carro, o Sedan Coda, para cinco passageiro, irá para as ruas ainda este ano.

O veículo está sendo produzido na China e montado nos Estados Unidos. Porém, há planos para construir uma fábrica em parceria com a Tesla, a leste da baia de São Francisco. Não se sabe ainda se a parceria prosperará, pois afinal de contas, a Tesla já tem parceria formalizada com a Toyota para o mercado americano. Mas seja lá qual for o desfecho, o fato é que mais um concorrente entra na briga pela disputa do segmento de carros elétricos no competitivo mercado americano.

Já por aqui, nos resta ficar na expectativa da materialização da notícia de que o Eike Batista criará uma marca nacional, fazendo do Brasil um grande fabricante de carros elétricos. Afinal de contas, somos uma economia forte e ocupamos posição de destaque no ranking dos maiores produtores de veículos do planeta. Vamos torcer para que o governo, com apoio do BNDS, possa ajudar o Brasil a realizar mais esta grande conquista que dará muitos empregos, alegrias e orgulho a nossa nação.

Pense nisso e ótima semana,

Autor:
Evaldo Costa
Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Escritor, consultor, conferencista e professor.

Fonte:Portal do Meio Ambiente

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares