Mikaelli Andrade

Mikaelli Andrade
Cachoeira Brejão/Coribe-Ba
”A água é o sangue da terra. Insubstituível. Nada é mais suave e ,no entanto , nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, Tomando-a como chave e exemplo. Quando a água é pura, o coração do povo é forte. Quando a água é suficiente,o coração do povo é tranquilo.” Filósofo Chinês no século 4 A.C

Buscar

"As preocupações ambientais contemporâneas originaram-se da percepção da pressão sobre os recursos naturais causadas pelo crescimento populacional e pela disseminação do modelo da sociedade de consumo"

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

E carrapato lá tem serventia?


Quem anda pelo mato com certeza já entrou em contato com essa praga chamada carrapato que gruda na gente e suga o sangue deixando um rastro de coceira de enlouquecer. Junto com os mosquitos e as moscas, os carrapatos estão entre as espécies que a maioria dos humanos considera dispensável no planeta Terra, certo?  Pois há quem discorde: no Instituto Butantan um grupo de pesquisas achou utilidade para substâncias encontradas na saliva dos carrapatos-estrela – aquele mesmo, transmissor da febre maculosa.

Veja a foto, cedida pelo Butantan, mostrando como é retirada a saliva dos carrapatos (Eca!)
Foto: Daniela Oliveira/Instituto Butantan

 

Pergunte a qualquer profissional ou aventureiro com a missão de andar pelo mato: tem coisa mais impertinente do que carrapato?  Eles vão subindo pelo corpo sem pedir licença; instalam-se nas partes mais indevidas; cravam as mandíbulas na pele para sugar nosso sangue; causam coceiras de enlouquecer e, vez por outra, ainda transmitem doenças graves. Por essas e por outras, os carrapatos costumam estar entre as espécies que mesmo alguns conservacionistas gostariam de ver extintas, ao lado de borrachudos, mosquitos, moscas, baratas e companhia.

Acontece que até as pragas têm função na natureza. Muitos insetos e aracnídeos atormentadores estão na base da cadeia alimentar e, sem eles, não haveria equilíbrio. Mas o carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) vai mais além, e começa a interessar em estudos médicos e farmacológicos. Em uma pesquisa da equipe do Instituto Butantan, coordenada por Ana Marisa Chudzinski Tavassi, foram isoladas substâncias anticoagulantes da saliva do bichinho. Como qualquer sugador de sangue, o carrapato precisa impedir a coagulação de modo a manter o fluxo de seu alimentar, portanto produz substâncias anticoagulantes. E algumas dessas substâncias do carrapato-estrela são novas para a Ciência.

"Queríamos primeiro entender quais substâncias existiam nas glândulas salivares deste carrapato e depois eleger anticoagulantes com potencial para uso em terapias", explica a pesquisadora. "Um inibidor de um dos fatores da coagulação sanguinea (fator X), além de ter um papel na anticoagulação mostrou ser efetivo para induzir morte de células tumorais e induziu regressão de tumores de melanoma, em animais,  sem causar danos às células saudáveis e tampouco causar hemorragias nos animais tratados". Esta proteína foi selecionada para vários estudos, inclusive para tumores renais e de pâncreas..

O gene responsável pela tal proteína da saliva do carrapato já foi clonado e a proteína, bem como sua aplicação, tem depósito de patente no Brasil e no Exterior. A proteína pode ser reproduzida em laboratório com a 'colaboração' de outros microorganismos: algumas leveduras e a bactéria Escherichia coli. Normalmente associada a diarréias e a colites hemorrágicas, E. coli também tem seu lado útil, empregada em biotecnologia quando se quer reproduzir proteínas de interesse para uso humano.

Agora, uma empresa farmacêutica nacional, fabricante de diversos genéricos para uso humano e veterinário – a União Química – está investindo nos testes pré-clínicos. Empresas norteamericanas e escocesas foram contratadas para ajudar a produzir a proteína em quantidade suficiente e para alguns testes, necessários para essa fase do desenvolvimento de um novo medicamento. E outras empresas privadas brasileiras também estarão envolvidas nos testes. Se o zelo da burocracia científica e dos órgãos regulatórios permitir, em breve será possível passar aos testes clínicos e chegar a um medicamento.

Nada disso alivia o incômodo e o risco de 'pegar' carrapato-estrela, sobretudo em áreas onde há febre maculosa, uma das doenças por ele transmitida. As pesquisa também não reduzem os problemas de tomar água contaminada com E. coli. Mas o exemplo serve para nos fazer refletir sobre o valor das espécies consideradas praga: no lugar certo, com o olhar apropriado, até elas têm lá sua serventia.

Fonte: Portal do Meio Ambiente

Um comentário:

  1. O texto prova que tudo na Natureza tem uma razão e uma função, portanto todas as espécies devem ser respeitadas e preservadas.
    Excelente post,
    bjs,
    Vitor.

    ResponderExcluir

Postagens populares