Mikaelli Andrade

Mikaelli Andrade
Cachoeira Brejão/Coribe-Ba
”A água é o sangue da terra. Insubstituível. Nada é mais suave e ,no entanto , nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, Tomando-a como chave e exemplo. Quando a água é pura, o coração do povo é forte. Quando a água é suficiente,o coração do povo é tranquilo.” Filósofo Chinês no século 4 A.C

Buscar

"As preocupações ambientais contemporâneas originaram-se da percepção da pressão sobre os recursos naturais causadas pelo crescimento populacional e pela disseminação do modelo da sociedade de consumo"

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Você é um cidadão sensível aos 3 R's?

Ficheiro:Recycling symbol.svg
A Ecologia e os 3 R's

A ecologia é estudo do conjunto vida. É uma forma de olhar para vida, um método de investigação da realidade. É o estudo dos animais e das plantas, da relação entre eles e com o meio ambiente. O homem é apenas uma parte deste conjunto. Incapaz de existir independente dos planetas, do sol, da terra, da água, do ar, dos minerais, dos vegetais ou dos outros seres animados, ele está integrado à natureza e não se contenta em ser um espectador. 

Infelizmente, a inteligência humana, que desenvolveu a tecnologia capaz de levar o homem a lugares que antes não passavam de ficção científica, gerou resultados que a terra não consegue assimilar na mesma proporção e velocidade que são produzidos: a poluição. 

Sempre estivemos no Éden, que foi revelado aos nossos olhos imperfeitos. A humanidade percebeu a abundância que a cercava. Tanto que usufruiu desta abundância. Porém, não tinha consciência do resultado que causaria com o mau uso dos recursos naturais. Hoje já existe uma ciência dedicada especificamente ao estudo para a preservação da terra. 

Então, para fazermos a nossa parte na preservação e conservação, não é necessário muito tempo ou esforço. Basta um pouquinho. Basta uma convicção e uma pitada de organização. Basta observar dois passos: um objetivo e outro subjetivo. 

Para o passo objetivo basta observar a regra dos 3 Rs: Reduzir. Reutilizar. Reciclar. 


Reduzir: Antes de tudo é necessário reduzir o consumo de materiais que serão jogados fora: embalagens, sacos plásticos, papel, alumínio e vidro. Podemos reduzir a geração de lixo consumindo menos e melhor, isto é, racionalizando o uso de materiais do nosso cotidiano. 


Reutilizar: Muitos produtos são desenvolvidos para serem utilizados mais de uma vez. Comprar e usar produtos ajuda a recair no primeiro produto R - reduzir. 

Considere os produtos reutilizáveis. Embalagens e utensílios reutilizáveis reduzem o volume do lixo. Deve-se, no entanto, ter o cuidado de lavá-los com muita atenção para evitar contaminação.

Reciclar: Depois que você já fez tudo o que podia para evitar desperdícios, recicle. Esta é a última alternativa para diminuir a contaminação e desperdícios de nossos recursos naturais. Naturalmente você ainda pode divulgar o que aprendeu e propagar a convicção de que cada um pode e deve fazer a sua parte. 

No plano subjetivo basta visualizar e projetar nossos pensamentos de paz, de cooperação, de bondade para com a terra; e a todos aqueles que ainda não se conscientizaram da fragilidade de nosso planeta terra. 

Sem dúvida, o importante é fazer pelo menos um pouco. Seremos seres humanos melhores sabendo que fizemos alguma coisa. De pouco em pouco será bastante. Fácil, não?


Fonte: INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE E DA RECICLAGEM

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares