Mikaelli Andrade

Mikaelli Andrade
Cachoeira Brejão/Coribe-Ba
”A água é o sangue da terra. Insubstituível. Nada é mais suave e ,no entanto , nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, Tomando-a como chave e exemplo. Quando a água é pura, o coração do povo é forte. Quando a água é suficiente,o coração do povo é tranquilo.” Filósofo Chinês no século 4 A.C

Buscar

"As preocupações ambientais contemporâneas originaram-se da percepção da pressão sobre os recursos naturais causadas pelo crescimento populacional e pela disseminação do modelo da sociedade de consumo"

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Bicicleta de bambu ganha prêmio ambiental

Projeto africano foi um dos 30 homenageados com o Seed 2010, que valoriza ações sobre sustentabilidade nos países em desenvolvimento







da PrimaPagina

Uma empresa que produz bicicletas de bambu e outra que fabrica máquinas de lavar que independem de água encanada ou energia elétrica para funcionar estão entre os 30 vencedores do Prêmio Seed (“Semente”, em inglês), que reconhece ideias inovadoras e voltadas para a sustentabilidade nos países em desenvolvimento.

Em sua quinta edição, a iniciativa ofereceu aos contemplados, além de ajuda financeira no valor de US$ 5 mil, um pacote de serviços de apoio que inclui assessoria para desenvolvimento e melhoria do plano de negócios, oficina de empreendedorismo local e divulgação de ações no cenário regional, nacional e internacional.

O projeto das bicicletas feitas com bambu, desenvolvido em Gana, no oeste da África, foi reconhecido por aproveitar uma das matérias-primas mais abundantes do país para montar um meio de transporte acessível aos mais pobres e adequado às condições de terreno locais.

Já a iniciativa “IziWasha”, da África do Sul, recebeu o prêmio por criar um inovador dispositivo portátil para lavar roupas - sem depender de água encanada ou energia elétrica -, que vai beneficiar comunidades de baixa renda.

O Quênia, outro país africano, também teve iniciativas agraciadas com o Seed. Entre elas, destacam-se um projeto para substituir um milhão de lanternas de querosene por lâmpadas solares e outro para trocar postes de madeira por plástico reciclado.

Nas Américas, o único projeto contemplado com o Seed foi um colombiano, que investe em produtos não-madeireiros para reduzir o desmatamento de florestas. Em edições anteriores, iniciativas brasileiras estiveram entre as ganhadoras.

O Projeto Bagagem, que desenvolve pacotes de turismo que propiciam a criação de novos empregos e atividades comunitárias, deu início à série, em 2007. No ano seguinte, foi a vez do Pintadas Solar e, em 2009, entre os contemplados estavam Piabas do Rio Negro, Uso Sustentável de Sementes Amazônicas e 1 Milhão de Cisternas.

A rede Seed foi fundada em 2002 por PNUD, PNUMA e a União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN), e incentiva ações inovadoras, que podem ser implantadas em outros locais, que tenham participação das comunidades, que combatam a pobreza e promovam o uso sustentável dos recursos naturais.

Fonte: PNUD Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares