Mikaelli Andrade

Mikaelli Andrade
Cachoeira Brejão/Coribe-Ba
”A água é o sangue da terra. Insubstituível. Nada é mais suave e ,no entanto , nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, Tomando-a como chave e exemplo. Quando a água é pura, o coração do povo é forte. Quando a água é suficiente,o coração do povo é tranquilo.” Filósofo Chinês no século 4 A.C

Buscar

"As preocupações ambientais contemporâneas originaram-se da percepção da pressão sobre os recursos naturais causadas pelo crescimento populacional e pela disseminação do modelo da sociedade de consumo"

domingo, 16 de janeiro de 2011

Pegada ecológica dos ricos é o descaso com os miseráveis

O Brasil, com os seus cerca de 190 milhões de cidadãos e ocupando a décima posição no ranking dos países mais desiguais do mundo, já ultrapassou 0,3 hectares em relação a chamada “pegada ecológica” – limite sustentável estipulado ou ideal de consumo anual por pessoa.
É óbvio que, em tal linha de raciocínio, uma minoria mais abastada tem sido protagonista na solidificação desta triste marca consumindo em excesso enquanto ainda presenciamos pessoas morrendo por inanição e sem o mínimo do que podemos classificar como dignidade humana.
Na posição número um da lista das atividades que mais impactam nossa “pegada ecológica” está a pecuária brasileira, que com os seus 177 milhões de cabeça de gado ocupa algo em torno de 172 milhões de hectares, ou seja, 50% da “pegada ecológica” da média tupiniquim.
Embora represente um terço do Pib agrícola, esta atividade tem implicado em problemáticas ambientais mais profundas que o cultivo da cana, da soja e de demais culturas do agronegócio, já que o metabolismo bovino é um dos grandes responsáveis pela emissão de gás metano no planeta.
Vida de gado: povo marcado, povo feliz?

Autor: Nilmar Barcelos 
Fontes: Portal do Meio Ambiente/ 
- www.blogdoclaret.com

Um comentário:

  1. Olá, Mikaelli!
    Não é de hoje que'les loteiam a Amazônia, invadem e constrõem mansões em áreas de proteção ambiental, além de poluir praias com esgotos irregulares de seus luxuosos condom´pinios à beira-mar. E ninguém vai preso!!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir

Postagens populares