Mikaelli Andrade

Mikaelli Andrade
Cachoeira Brejão/Coribe-Ba
”A água é o sangue da terra. Insubstituível. Nada é mais suave e ,no entanto , nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, Tomando-a como chave e exemplo. Quando a água é pura, o coração do povo é forte. Quando a água é suficiente,o coração do povo é tranquilo.” Filósofo Chinês no século 4 A.C

Buscar

"As preocupações ambientais contemporâneas originaram-se da percepção da pressão sobre os recursos naturais causadas pelo crescimento populacional e pela disseminação do modelo da sociedade de consumo"

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A Vergonha e a Injustiça Não Existem na Natureza


A vergonha não existe na natureza. Os animais sabem a lei: a força, a força, a força. Quem é fraco cai e faz o que o forte quer. A inundação, as chuvas, o mamífero mais pesado e mais rápido e o mamífero pequeno. Os primatas, os répteis, os peixes maiores e os mais minúsculos, a cascata: já viste algum animal cair?, não há a mais breve compaixão entre os animais e a água, o mar engoliu milhares e milhares de cães desde o início do mundo. Não há a mais breve compaixão entre a água e as plantas, entre a terra que desaba e os pequenos animais acabados de nascer. A natureza avança com o que é forte e a cidade avança com o que é forte: qual a dúvida? Queres o quê?
Não há animais injustos, não sejas imbecil. Não há inundações injustas ou desabamentos da maldade. A injustiça não faz parte dos elementos da natureza, um cão sim, e uma árvore e a água enorme, mas a injustiça não. Se a injustiça se fizesse organismo: coisa que pode morrer, então, sim, faria parte da natureza.
   

     [Gonçalo M. Tavares]
  

2 comentários:

  1. Saudações!
    Amiga:
    De quando em quando eu visito o seu Blog, leio as suas matérias e geralmente não deixo um comentário. Isto se deve, porque eu não tenho conhecimentos para acrescentar aos seus fascinantes texto que trazem em essência a conscientização, o esclarecimento e acima de tudo a educação ambiental.
    Aproveito a oportunidade para parabenizá-la por mais uma excelente matéria!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. @LISON COSTA
    Olá, Lison,
    Sinto uma felicidade imensa ao saber que as minhas postagens te agradam assim!!
    Espero sempre poder te ajudar!!!!

    Obrigada pela presença e comentário
    Abraços!!!
    Valew!!!

    ResponderExcluir

Postagens populares