Mikaelli Andrade

Mikaelli Andrade
Cachoeira Brejão/Coribe-Ba
”A água é o sangue da terra. Insubstituível. Nada é mais suave e ,no entanto , nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, Tomando-a como chave e exemplo. Quando a água é pura, o coração do povo é forte. Quando a água é suficiente,o coração do povo é tranquilo.” Filósofo Chinês no século 4 A.C

Buscar

"As preocupações ambientais contemporâneas originaram-se da percepção da pressão sobre os recursos naturais causadas pelo crescimento populacional e pela disseminação do modelo da sociedade de consumo"

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Brasil tem 21 sabores sob risco de extinção




Mapeamento é feito por ONG internacional com colaboração de consumidores; até agora, mais de 700 produtos foram catalogados em 48 países

O Brasil tem 21 produtos alimentícios em risco de extinção, segundo o catálogo Arca do Gosto, que lista sabores em risco de desaparecer devido a fatores como a coleta não sustentável, localização do produto em área devastada, baixa procura, perda da tradição de modos de preparo, produção complexa e desinteresse mercadológico. O levantamento é feito pela Slow Food, uma Organização Não Governamental internacional com sede na Itália e com atuação no Brasil desde 2006.
“O nome procura sinalizar para a volta a uma gastronomia, que começa com a escolha dos alimentos considerando a forma de produção sustentável e o respeito aos produtores artesanais, chegando até a mesa, onde a convivência e a celebração valoriza a história do alimento”, explica Roberta Marins de Sá, doutora em bioquímica de alimentos pelo International Centre for Brewing and Distilling, na Heriott-Watt University (Edimburgo, Escócia), e presidente da comissão Arca do Gosto no Brasil.

O movimento pretende restabelecer os hábitos de convivência à mesa, protegendo os alimentos tradicionais e conservando métodos de cultivo e processamento tradicionais em contraposição à correria da vida moderna pautada pelo “fast food” e a padronização do paladar.

A Arca do Gosto, identifica, localiza, descreve e divulga sabores quase esquecidos de produtos que estão em risco de desaparecer, mas ainda vivos e com potenciais produtivos e comerciais.
Veja abaixo a lista dos sabores brasileiros em risco de extinção. “Os consumidores podem contribuir para alertar e fazer mais pessoas conhecerem produtos ricos, mas que não estão sendo explorados”, explica Sá.
Umbu (Arquivo Slow Food)


*Feijão Canapu
*Berbigão
*Cagaita
*Cambuci
*Licuri
*Mangaba
*Ostra de Cananéia
*Pequi
*Néctar de Abelhas Nativas
*Pinhão
*Aratu
*Arroz Vermelho
*Babaçu
*Bergamota Montenegrina
*Farinha de Batata Doce Krahô
*Marmelada de Santa Luzia
*Pirarucu
*Umbu
*Palmito Juçara
*Guaraná Nativo Sateré-Mawé

Para indicar um produto, basta clicar aqui e preencher o formulário, oferecendo o maior número de informações sobre o alimento. “Enviado o formulário, nossa equipe técnica faz a pesquisa, contata possíveis produtores, caso existam e, se necessário, fazemos contato com o consumidor que enviou o formulário”, diz Salles.

Além dos 21 produtos catalogados até dezembro de 2010, estão em estudo mais seis, todos do semiárido brasileiro, informa Sá. “A catalogação e a atualização da Arca é constante, vamos incorporando na medida é que os estudos são finalizados”.

De acordo com o a entidade, mais de 750 produtos alimentícios, de 48 países, estão ameaçados de desaparecer. A excelência gastronômica, ou seja, a riqueza do aroma e do sabor, também é um dos critérios que o alimento deve atender para fazer parte da lista, além de estar ligado à memória de uma comunidade e ter procedimentos artesanais de preparo.

Fonte: Instituto Akatu/Slow Food Brasil

2 comentários:

  1. Excelente post! Boa escolha! Mas não diga que o pequi está ameaçado?! Pequi além de delicioso e fazer parte de um grande número de pratos da culinária mineira, goiana, etc... é uma fruta inusitada. É a única que conheço cuja polpa está do lado de fora e os espinhos,dentro.
    Um grande abraço, Mikaelli!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog. Tudo isso é muito preocupante. Recentemente postei no blog "Enfoque SERGIPANO" (www.enfoquesergipano.blogspot.com), uma Bela reportagem feita pela TV FUTURA, apresentada pela inteligente e simpática REGINA CASÉ, enfocando a Mangabeira e sua fruta, a mangaba, no estado de Sergipe. Agradeço a dica ao site "O Nordeste.com" e a ALBARRETO que postou no YOUTUBE, viabilizando essa divulgação, a qual reputo de grande importância a todos nós sergipanos e uma fonte de informação da cultura da mangaba a todas as pessoas curiosas e ávidas por mais conhecimento. Um abraço, Armando.

    ResponderExcluir

Postagens populares