Mikaelli Andrade

Mikaelli Andrade
Cachoeira Brejão/Coribe-Ba
”A água é o sangue da terra. Insubstituível. Nada é mais suave e ,no entanto , nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, Tomando-a como chave e exemplo. Quando a água é pura, o coração do povo é forte. Quando a água é suficiente,o coração do povo é tranquilo.” Filósofo Chinês no século 4 A.C

Buscar

"As preocupações ambientais contemporâneas originaram-se da percepção da pressão sobre os recursos naturais causadas pelo crescimento populacional e pela disseminação do modelo da sociedade de consumo"

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Tratamento de esgotos

Esgoto é a palavra usada para caracterizar os despejos originados para os mais variados usos de água, como o domiciliar, o industrial, o comercial, o agrícola entre outros.
Causa repulsa o esgoto? Deveria causar mais medo do que repulsa, pois mata e mata muito, os Romanos já sabiam disso, pois lançavam seus esgotos a longas distancias das propriedades, principalmente nas residências dos mais abastados.
Os despejos líquidos formados pelos esgotos domésticos e industriais alimentícias são chamados de Esgotos Sanitários. Por quê?
Os esgotos domésticos, que são a maior parte dos esgotos sanitários, originados dos aparelhos sanitários, cozinhas, lavanderias, variam em função das condições econômicas da população. Resultantes do uso da água pelo homem em função dos seus hábitos higiênicos e necessidades fisiológicas, os esgotos domésticos compõem-se, basicamente, das águas de banho, urina, fezes, sabões e restos de comida.
Os esgotos industriais é aquele resultante pelas atividades das indústrias. Cada tipo de indústria, produz um tipo de esgoto que só pode ser despejado na rede pública, ou em lençóis de água, ou no solo, quando devidamente tratado e seguindo às normas ambientais que tratam do assunto, com pequenas variações de um estado para outro.
É muito importante conhecermos os esgotos sanitários. É enorme o número de substâncias que fazem parte dos esgotos. Os técnicos utilizam determinações físicas, químicas e biológicas, para conhecerem o grau de poluição e consequentemente dimensionarem quais os equipamentos mais corretos para tratamento desses esgotos.
As bactérias, vírus, uma gama imensa de vermes e protozoários estão presentes nos esgotos sanitários, e em constante mutação, aonde se faz necessário o tratamento adequado desses esgotos.
Os esgotos devem ser tratados e depositados adequadamente, pois epidemias de febre tifóide, cólera, disenterias, hepatite infecciosa e muitos casos de verminoses, entre outras, são responsáveis por altos índices de mortalidade em nosso país, atingindo principalmente as crianças, quando esses dejetos não são tratados corretamente e lançados nos rios e solos sem a devida correção.
A preservação do meio ambiente é outra importantíssima razão para tratamento adequado dos esgotos sanitários, ela por si só seria motivo para tratamento adequado dos esgotos sanitários. Em nosso país ainda se usa o sistema de sumidouro ou de fossa de concreto, que como a experiência vem mostrando são corroídos pelos gases que se formam nesses locais, vazando e contaminando solo e lençóis freáticos. A matéria orgânica despejada em excesso e sem tratamento pode provocar a exaustão do oxigênio dissolvido, provocando a morte dos seres vivos aquáticos, causando odores desagradáveis e escurecendo a água.
Existem variadas maneiras de tratamentos de esgotos sanitários. Você deve consultar uma empresa especializada para saber qual a maneira mais econômica e eficiente para tratar seus esgotos e até ganhar dinheiro com isso.
Lembre-se: Esgoto é Vida. Você está tratando seus esgotos corretamente? Ou não está nem aí para esse problema de tamanha gravidade?


(Esse tema, e tantos outros, relacionados com o meio ambiente, ou o que resta dele, fazem parte da pergunta: O Mundo pertence aos Humanos OU Os Humanos pertencem ao Mundo?
Saiba a resposta correta, lendo o livro de Daniel Quinn, Ismael Um Romance da Condição Humana. Você pode ganhar o livro, escrevendo para wpereira1951@uol.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , que mandarei gratuitamente para seu e-mail. Esteja pronto para se surpreender!).


Autor: Walter Antonio Pereira




 

Um comentário:

Postagens populares