Mikaelli Andrade

Mikaelli Andrade
Cachoeira Brejão/Coribe-Ba
”A água é o sangue da terra. Insubstituível. Nada é mais suave e ,no entanto , nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, Tomando-a como chave e exemplo. Quando a água é pura, o coração do povo é forte. Quando a água é suficiente,o coração do povo é tranquilo.” Filósofo Chinês no século 4 A.C

Buscar

"As preocupações ambientais contemporâneas originaram-se da percepção da pressão sobre os recursos naturais causadas pelo crescimento populacional e pela disseminação do modelo da sociedade de consumo"

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A peteca não pode cair


Olhos do mundo se voltam novamente para os países que participam da Conferência de Clima da ONU, este ano em Cancun. É uma nova chance para avançar acordos para controlar o aquecimento global.

Há um ano, em dezembro de 2009, o mundo assistia ao desfecho frustrado de uma das mais importantes conferências ambientais das Nações Unidas, a COP15, na cidade de Copenhague, Dinamarca. Idealizada como a reunião em que os países chegariam a um acordo global para controlar o aquecimento global, a conferência terminou em um cabo-de-guerra entre chefes de Estado cujos olhos estavam voltados unicamente para seus próprios interesses. O resultado foi a derrota do planeta.

É tempo de curar a ressaca, arregaçar as mangas e voltar ao trabalho. Afinal, as mudanças climáticas se tornam cada dia mais perigosas e a janela de oportunidade para controlá-las está se fechando. O palco desta vez será Cancun, no México, onde acontece a 16ª Conferência do Clima (COP16), entre 29 de novembro e 10 de dezembro.

A vergonha de Copenhague teve um impacto negativo por mais de um ano nas negociações. Em Cancun, não há expectativas de se obter um consenso sobre o que cada país deve fazer, como havia em Copenhague. Porém, ainda é preciso avançar e preparar terreno para um acordo global de redução do aumento da temperatura global.

"Mais um ano se passou, as temperaturas voltaram a bater recordes, as catástrofes naturais, como a intensa seca na Amazônia, batem à porta, relembrando que o aquecimento global é um problema sério e urgente", diz Nicole Figueiredo, da campanha de Clima do Greenpeace ."Infelizmente, enquanto as negociações não caminham, as populações mais pobres já sofrem com o aquecimento global."

O maior empecilho é a divisão de responsabilidades. Os países ricos precisam fazer mais, pois se desenvolveram às custas de muita emissão de gases do efeito estufa, principalmente para gerar energia. Já os países em desenvolvimento, especialmente os emergentes como China, Índia e Brasil, não podem se furtar de assumir metas de redução dessas emissões. Ainda que no passado tenha tido um papel menor no agravamento do efeito estufa, hoje a história é outra.

Outro problema que carece de solução é o destino do Protocolo de Kyoto, cujas metas vencem em 2012, pois alguns países que participam do protocolo não querem que ele seja mantido depois dessa data. Além disso, na COP16, os países ainda precisam detalhar como funcionará um fundo para aporte de recursos em mitigação (as ações que reduzem as emissões de gases-estufa), adaptação para os países em desenvolvimento já afetados pelos efeitos do aquecimento global e transferência de tecnologias limpas, das nações ricas para as pobres, para que possam crescer sem afetar tanto o ambiente. Todas essas questões precisam ser vistas em Cancun, para que o acordo se torne realidade o mais rápido possível.

O Greenpeace defende que os países participantes da COP16 assumam metas ambiciosas de redução de emissões, reconhecendo que um aquecimento em 2ºC é perigoso para a vida na Terra e que, para isto, o pico de emissões globais deve ser alcançado até 2015, começando a decair logo em seguida. Pede ainda pelo estabelecimento de um novo fundo para o clima, capaz de financiar pesquisa em inovação e medidas de adaptação e, por fim, demanda mecanismos de proteção de nossas florestas nativas.


Fonte: (Envolverde/Greenpeace)

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.
Desenvolvido por AW4 Tecnologia

6 comentários:

  1. Esse encontro será outra comédia, ainda mais sendo realizado em Cancun. O pessoal vai curtir as belas praias e vão apreciar os efeitos do aquecimento global curtindo uma deliciosa água de coco.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que a emissão desses gases deve diminuir, mas o aquecimento vai continuar pois segundo os geólogos esse aquecimento é o que precede uma era glacial na qual estamos entrando.
    Por que isto não está sendo divulgado a minha vã filosofia ainda não alcançou.
    Creio ser muito mais prioritário preservar as florestas.
    Contudo sempre é bom ir alertando...
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Mikaelli, espero que desse encontro em Cancun, surjam propostas que efetivamente saiam do papel!
    O que temos presenciado é o tempo passando e, os problemas acumulando-se em ritmo frenético X a vagareza das soluções praticadas. Parabéns pelo post!
    BEIJOSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  4. @Bruno CostaEsperamos que não seja assim!!!
    Obrigada pela participação!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. @AtenaConcordo com você, seria melhor dar prioridade na preservação e recuperação das florestas! Mas qualquer atitude que seja tomada para diminuir o aquecimento global é bem vinda!!
    Obrigada pela participação!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  6. @Neusa FiestaEsperamos mesmo que as propostas que surgirem neste encontro não fique apenas no papel!! Nem que seja de maneira lenta mas que alguma atitude seja tomada!!!
    Obrigada pela presença e comentário!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir

Postagens populares