Mikaelli Andrade

Mikaelli Andrade
Cachoeira Brejão/Coribe-Ba
”A água é o sangue da terra. Insubstituível. Nada é mais suave e ,no entanto , nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, Tomando-a como chave e exemplo. Quando a água é pura, o coração do povo é forte. Quando a água é suficiente,o coração do povo é tranquilo.” Filósofo Chinês no século 4 A.C

Buscar

"As preocupações ambientais contemporâneas originaram-se da percepção da pressão sobre os recursos naturais causadas pelo crescimento populacional e pela disseminação do modelo da sociedade de consumo"

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Bom para a ONU, nem tanto para o meio ambiente




Após 12 dias de negociações, a Conferência sobre Mudanças Climáticas, em Cancun, apresentou  um grande vencedor, a ONU. Como esperado, os acordos firmados entre os países não representam os esforços necessários para proteger o planeta das mudanças climáticas. A ONU, no entanto, teve restabelecido  o seu poder de decisão em relação às discussões mundiais.

A criação do Fundo Verde, do ponto de vista ambiental, foi o acordo mais promissor da reunião. Até 2012, os países desenvolvidos deverão levantar US$ 30 bilhões ao ano para ajudar os países em desenvolvimento a protegerem  suas florestas das queimadas e do desmatamento, bem como a reduzirem  o índice de emissões de carbono. Só não ficou claro de que forma esse mecanismo obterá os recursos acordados. Muito provavelmente arregimentando investidores privados.

Apesar de alguns avanços, a COP16 deixa um legado nitidamente negativo. O protocolo de Kyoto, por exemplo, continuará como um pacto precário até que aconteça a próxima conferência, em 2011.  Na verdade, tudo o que aconteceu em Cancun foi bom para a ONU, mas não tão eficaz para o meio ambiente.

Fonte: The Guardian (http://www.guardian.co.uk/environment/2010/dec/12/cancun-agreement-rescues-un-credibility)

 Larissa Godoy,
(Agência Envolverde)

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares