Mikaelli Andrade

Mikaelli Andrade
Cachoeira Brejão/Coribe-Ba
”A água é o sangue da terra. Insubstituível. Nada é mais suave e ,no entanto , nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, Tomando-a como chave e exemplo. Quando a água é pura, o coração do povo é forte. Quando a água é suficiente,o coração do povo é tranquilo.” Filósofo Chinês no século 4 A.C

Buscar

"As preocupações ambientais contemporâneas originaram-se da percepção da pressão sobre os recursos naturais causadas pelo crescimento populacional e pela disseminação do modelo da sociedade de consumo"

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Tijolos Ecológicos: Construção com menos impactos ambientais


:



Tijolos Ecológicos: Construção com menos impactos ambientaisMinimizar os impactos da construção civil no meio ambiente utilizando materiais ecológicos são tendências que podem ser percebidas atualmente, tanto por parte dos profissionais como da sociedade. É perceptível a preocupação em mudar hábitos e ações visando a sustentabilidade, seja reduzindo, reciclando ou reutilizando, os conhecidos três erres - 3Rs, ou com iniciativas para a utilização eficiente dos recursos naturais.
Entre as iniciativas podemos citar a utilização dos tijolos ecológicos na construção de casas e prédios. Em Mato Grosso, tijolos ecológicos podem ser encontrados à venda em empresas que possuem tecnologia própria para fabricação. Os tijolos são feitos com uma mistura de água, solo e cimento que são prensados em uma máquina, e saem em blocos modulares com tamanhos padronizados. Eles têm o dobro de resistência quando comparados aos tijolos de cerâmica e são termos-acústicos. Outras características são os furos que permitem a passagem de fios, e a facilidade de acabamento, que significa uma economia de 15% a 30% no custo final da obra em relação à construção convencional.
Além disso, os tijolos ecológicos não geram resíduos e não são queimados em fornos, ou seja, não causam impactos ao meio ambiente porque não é necessário a utilização de árvores durante o processo de fabricação. Para a construção com os tijolos, é necessário um projeto específico e, de acordo com a técnica em edificações, Halinne Figueiredo, "na confecção do baldrame, a ferragem utilizada deverá ser montada com um gabarito deixando os arranques nas medidas necessárias que o projeto exige. Além disso, a primeira fiada deve ser feita de acordo com as medidas para que fique nivelado e o acabamento fique perfeito", disse.
Halinne diz que após a explicação do processo de fabricação do tijolo, os benefícios de sua utilização e como fazer o projeto, a pergunta normal é sobre o preço. É nesse aspecto o esforço atual: tornar o projeto viável economicamente. Uma das possibilidades seria por políticas públicas para alcançar metas sustentáveis, e a outra, a formação de mão de obra especializada para a construção com esses materiais alternativos. Para o empresário Sandro dos Anjos, "além de projetos como o dos tijolos ecológicos, é necessário ter políticas públicas para o desenvolvimento da construção que utiliza materiais sustentáveis no Brasil, e em Mato Grosso", analisa.
Especialistas em construção sustentável e projetos que visam a sustentabilidade afirmam que os benefícios são percebidos de médio a longo prazo e existe a necessidade de políticas públicas para influenciar a construção civil com projetos sustentáveis, já que são raras as iniciativas voluntárias e ainda não há uma pressão mercadológica.
"Acredito que falta divulgar essas possibilidades para que as pessoas conheçam e se interessem. Tenho certeza que mercado não falta para o setor sustentável", avalia o empresário.
Certificação Ambiental
Para informar e discutir sobre as possibilidades da construção sustentável foi criado, em 2007, o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), que adota uma visão sistêmica da sustentabilidade, partindo da construção civil e de suas relações com as indústrias de materiais de construção, e chegando à sociedade.
Um dos documentos do Comitê de Avaliação de Sustentabilidade do CBCS é sobre certificação ambiental, que estão disponíveis no site (www.cbcs.org.br). No documento, são apresentados alguns selos conhecidos no mundo, como o LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design) método americano e o Processo AQUA, que foi adaptado do francês HQE (Haute Qualité Environnementale) que certificam diferentes tipos de empreendimentos, entre eles, edifícios comerciais de escritórios até escolas e residências.
Além desses dois selos, o documento informa mais dois originados no Brasil; o Selo Azul, da Caixa Econômica Federal que reconhece práticas de sustentabilidade em construções residenciais destinadas ao financiamento, e o outro destinado a eficiência energética em edifícios, a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) do Procel Edifica que passará a ser obrigatório a partir de 2012.
O CREA-MT na TV: Esta matéria pode ser assistida no programa de TV do Crea-MT: "Cidade em Revista". Com transmissões às terças e quinta-ferias no canal 20 (TV Assembléia), sempre às 20h. Ou pelo link no site: www.crea-mt.org.br.

Fonte: CREA-MT

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares