Mikaelli Andrade

Mikaelli Andrade
Cachoeira Brejão/Coribe-Ba
”A água é o sangue da terra. Insubstituível. Nada é mais suave e ,no entanto , nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, Tomando-a como chave e exemplo. Quando a água é pura, o coração do povo é forte. Quando a água é suficiente,o coração do povo é tranquilo.” Filósofo Chinês no século 4 A.C

Buscar

"As preocupações ambientais contemporâneas originaram-se da percepção da pressão sobre os recursos naturais causadas pelo crescimento populacional e pela disseminação do modelo da sociedade de consumo"

domingo, 11 de julho de 2010

Biodiversidade: valores e benefícios



A humanidade passa por um momento único: o d
e refletir sobre o seu porvir, as atitudes e os paradigmas que envolvem a sua relação com a natureza, já que os problemas ambientais colocam em risco a sua própria existência. Dentre as questões que permeiam tais reflexões está a importância da conservação da biodiversidade do planeta.

A biodiversidade, segundo a Convenção sobre a Diversidade Biológica, elaborada na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio de Janeiro, 1992), é constituída pelo conjunto dos seres vivos, pelo seu material genético e pelos complexos ecológicos (ecossistemas) dos quais eles fazem parte. Em outras palavras, o conceito de biodiversidade está relacionado com a diversidade de vida existente no mundo.

Espécies ameaçadas

Alguns pesquisadores estimam que o número total de espécies vivas do planeta varie entre sete e 20 milhões, sendo que muito pouco destas (menos de 30%) são conhecidas pela ciência, principalmente inver tebrados e micro-organismos. O Brasil abriga entre 15 e 20% deste número, sendo o país com a maior diversidade biológica. Entretanto, além de pouco estudada, a nossa biodiversidade se encontra cada vez mais degradada. Muitas espécies brasileiras estão sob risco de extinção e, com certeza, muitas outras já foram extintas sem sequer se saber de sua existência.

Fatores como desmatamentos, queimadas, destruição de habitats, fragmentação de florestas, assoreamento de rios e lagos, aterramento de banhados, uso indevido de áreas de conservação, exploração demasiada da fauna e da flora, poluição de ambientes naturais, entre muitos outros, são os responsáveis pela redução da biodiversidade do nosso país. Levando-se em conta a riqueza de espécies que o Brasil possui, reflexo de ambientes naturalmente diversos, como a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica, essas perdas representam um verdadeiro crime contra a vida do nosso planeta. Crime esse que põe em risco o equilíbrio e a existência da vida como um todo, inclusive a de todos nós, seres humanos.

Teia da vida

A espécie humana não está separada das outras. Está intimamente relacionada ao restante da teia da vida. Estamos ligados a todo o mundo de coisas animadas e inanimadas. Preservá-las é garantir a nossa sobrevivência.

A conservação das diversas formas de vida melhora a nossa de alguma maneira não material. Por exemplo: quando nos deliciamos com a visão de um beijaflor, ou quando a caminhada na floresta fica mais bonita com a visão de uma orquídea. Ou quando sentamos embaixo da sombra de uma árvore... O contato com a terra, com a mata, com uma cachoeira, enfim, com a natureza, nos traz inúmeros benefícios para a saúde física, psíquica e emocional. Por outro lado, todas as formas de vida têm valor por elas mesmas e esse valor não depende de nenhum uso que se faça delas.

Uma das maiores contribuições da diversidade de vida é a possibilidade de beneficiar a humanidade para adaptar-se frente à variação do ambiente ao longo do tempo. Os seres vivos, em geral, podem ser vistos como depósitos de genes que, a qualquer momento, poderão ser utilizados por quaisquer outros seres para futuras adaptações a mudanças ambientais.

Além disso, a humanidade recebe enormes benefícios econômicos diretos a partir da biodiversidade na forma de alimentos, remédios e matéria-prima para produtos industrializados. Os serviços providos pelos ecossistemas, indispensáveis, direta ou indiretamente, para a sobrevivência humana - como a regulação do clima, o suprimento e a regulação de água e nutrientes etc. - estão avaliados, por alguns estudos, entre 16 e 54 trilhões de dólares por ano.

Para muitos, definições técnicas e cálculos econômicos podem ser eclipsados por fundamentos ainda mais essenciais. A biodiversidade guarda relação estreita com a diversidade cultural: as culturas humanas são moldadas em parte pelo entorno vital, sobre o qual, por sua vez, elas influenciam. E essa conexão tem ajudado a determinar os valores culturais dos diferentes povos.

Talvez as problemáticas ambientais, que hoje enfrentamos, representem uma opor tunidade de elaborarmos nossa identidade e de reescrever a nossa própria história, como seres humanos, como seres da natureza, participantes dos seus processos e responsáveis pelo seu equilíbrio. Para tanto, é fundamental a conscientização da importância da biodiversidade ara a continuidade da vida no planeta.

Fonte: http://www.mundojovem.pucrs.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares