Mikaelli Andrade

Mikaelli Andrade
Cachoeira Brejão/Coribe-Ba
”A água é o sangue da terra. Insubstituível. Nada é mais suave e ,no entanto , nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, Tomando-a como chave e exemplo. Quando a água é pura, o coração do povo é forte. Quando a água é suficiente,o coração do povo é tranquilo.” Filósofo Chinês no século 4 A.C

Buscar

"As preocupações ambientais contemporâneas originaram-se da percepção da pressão sobre os recursos naturais causadas pelo crescimento populacional e pela disseminação do modelo da sociedade de consumo"

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Gestão ambiental



Ainda existem muitas incertezas sobre os riscos e as catástrofes apontadas por tais especialistas, mas uma coisa é certa: devemos buscar novas formas de gerir ações que envolvem o meio ambiente. Nesse sentido, a gestão ambiental pode ser um instrumento para se obter um desenvolvimento industrial sustentável, através da adoção de procedimentos que evitem todo e qualquer tipo de agressão ao meio ambiente. É preciso que as instituições se comprometam a fim de gerar ganhos não somente no aspecto econômico, mas também perante sua responsabilidade social. Uma instituição que age de maneira sustentável, e tem como princípio o comprometimento ambiental, poderá estar nesse caminho.

Mas para isso é preciso ir além do simples comprometimento. Falar de questões ambientais é fácil; difícil é fazer com que sua gestão se comprometa com projetos que procurem prevenir a ocorrência de danos ambientais. Este é o objetivo da gestão dos processos que envolvem o meio ambiente: criar novas formas de utilização dos recursos naturais que causem o menor impacto possível sobre a natureza.

Os agentes desta transformação somos todos nós. e podemos atuar no local de trabalho, em casa, na escola etc. A efetividade da busca de maneiras que agridam menos o meio ambiente depende em grande parte do grau de comprometimento de todos.

O processo de gestão ambiental em uma organização deve estar vinculado às normas e leis que são elaboradas pelos órgãos públicos referentes ao meio ambiente. As normas legais devem ser referências para uma instituição que deseja adotar um sistema de gestão ambiental.

Dever de todos

Cuidar do meio ambiente é dever de todos: empresas, governos e cidadãos. Práticas simples como redução do consumo de energia e água já podem ser um bom começo. Conceber produtos e processos de produção que sejam ambientalmente sustentáveis sem perder competitividade é o grande desafio; deve ser uma bandeira principalmente das empresas.

O papel do poder público é fundamental, tanto no incentivo e na divulgação das políticas públicas para o meio ambiente quanto no efetivo controle da utilização dos recursos naturais. É sua a incumbência de fiscalizar e promover iniciativas de desenvolvimento voltadas para o crescimento econômico sustentado em mecanismos comprometidos com o meio ambiente.

O desenvolvimento econômico é importante, mas deve ser realizado observando o atendimento às necessidades do presente, sem que seja comprometida a capacidade de as gerações futuras satisfazerem suas necessidades. O petróleo e a água são dois exemplos de recursos que têm sua existência ameaçada.

Um processo de gestão ambiental deve abranger uma nova cultura, uma mudança de consciência que nos leve a pensar e adotar outras formas de viver o hoje, pensando no amanhã. Os recursos naturais dependem de práticas responsáveis que devem ser geridas por uma ação coletiva das instituições, dos governos e da sociedade como um todo.

Programas de gestão ambiental podem envolver:

• O desenvolvimento de produtos que possam ser reciclados;
• Pensar o descarte de um produto após seu consumo;
• Separação do lixo;
• Adoção de tecnologias limpas;
• Programas de reciclagem e reaproveitamento de resíduos;
• Abordagem dos 4Rs (reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar);
• Adotar uma postura de responsabilidade ambiental, buscando a não-contaminação de qualquer tipo de ambiente natural;
• Medidas de economia de energia, água e outros materiais de consumo.

Mundo Jovem

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares