Mikaelli Andrade

Mikaelli Andrade
Cachoeira Brejão/Coribe-Ba
”A água é o sangue da terra. Insubstituível. Nada é mais suave e ,no entanto , nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, Tomando-a como chave e exemplo. Quando a água é pura, o coração do povo é forte. Quando a água é suficiente,o coração do povo é tranquilo.” Filósofo Chinês no século 4 A.C

Buscar

"As preocupações ambientais contemporâneas originaram-se da percepção da pressão sobre os recursos naturais causadas pelo crescimento populacional e pela disseminação do modelo da sociedade de consumo"

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Produzir e consumir em harmonia com a natureza

   
  Viver em harmonia com a natureza é ter compromisso e responsabilidade tanto com as gerações atuais e com todos os seres vivos, sobretudo aqueles mais desprotegidos e excluídos, como também com as futuras gerações.
     Sobre esse tema, que será amplamente debatido durante a Campanha da Fraternidade 2011.

Veja a entrevista do Jornal mundo Jovem com 
"Euclides André Mance" sore o Tema.



Sustentabilidade ambiental

     Os crescentes problemas ambientais e o crescimento da população miserável puseram em cheque o conceito de desenvolvimento. Foi nesse momento, ainda no âmbito das ciências econômicas, que surgiu a ideia do desenvolvimento sustentável. Um conceito que pregava a noção de um modo de vida e produção que garantisse as necessidades das atuais gerações, sem comprometer as necessidades das gerações futuras. À primeira vista, é um conceito muito claro, mas dá abertura a muitas interpretações.

     Do ponto de vista de uma grande corporação, desenvolvimento sustentável é aquele que garante a produção atual, sem comprometer a produção futura da empresa. Por exemplo, para uma empresa de papel, desenvolvimento sustentável é produzir celulose hoje, sem comprometer a capacidade futura de produção da empresa. Não se considera o bioma deslocado pelas árvores plantadas, populações retiradas de seus territórios tradicionais ou mesmo uma empresa concorrente.

     Pode-se ver que desenvolvimento sustentável é um conceito antropocêntrico, calcado na ideia de que qualidade de vida é uma decorrência direta de altas produções econômicas. Portanto a questão é que o conceito de desenvolvimento sustentável vem sendo interpretado principalmente sob uma ótica econômica, relacionada à perpetuação dos atuais processos produtivos, sabidamente concentradores de riqueza e degradadores da natureza. Ainda está fora dessa visão a maioria da população humana e todas as demais formas de vida do planeta que não são úteis aos processos produtivos atuais.

     Por isso é que no Movimento Ecológico falamos em desenvolvimento ecologicamente sustentável. Um conceito que visa à construção de vários modelos de vida interdependentes e complementares entre si que resultem em processos produtivos que busquem, em primeiro lugar, a perpetuação de todas as formas de vida do planeta dentro de um patamar de plena existência para as atuais gerações, sem comprometer as mesmas possibilidades para as futuras gerações.

     O conceito de desenvolvimento ecologicamente sustentável pede um olhar diferente para todo o planeta. Deixa claro não serem toleráveis todos os problemas sociais e ambientais atuais. Ao contrário, aponta que eles são uma prova cabal de que as boas intenções dos que pregam o desenvolvimento sustentável ainda não compreenderam o verdadeiro dilema contemporâneo e não estão, de fato, dispostos a criar um novo paradigma que considere todos os aspectos da existência da vida na Terra e faça frente às ameaças criadas pelo paradigma da modernidade e a sua continuidade no tempo.


Arno Kayser,
Autor do livro A reconciliação com a floresta - por uma atitude ecológica                                          
Endereço eletrônico: arnokayser@ig.com.br

Imagem: braskem.com.br

Um comentário:

  1. Temos que buscar formas de preservação do meio ambiente, para termos um futuro melhor.

    ResponderExcluir

Postagens populares