Mikaelli Andrade

Mikaelli Andrade
Cachoeira Brejão/Coribe-Ba
”A água é o sangue da terra. Insubstituível. Nada é mais suave e ,no entanto , nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, Tomando-a como chave e exemplo. Quando a água é pura, o coração do povo é forte. Quando a água é suficiente,o coração do povo é tranquilo.” Filósofo Chinês no século 4 A.C

Buscar

"As preocupações ambientais contemporâneas originaram-se da percepção da pressão sobre os recursos naturais causadas pelo crescimento populacional e pela disseminação do modelo da sociedade de consumo"

sábado, 23 de outubro de 2010

Conhecer o mundo e diminuir o impacto

    É mais fácil convencer alguém da tragédia que é extinguir o urso panda, o urso polar ou uma baleia do que um tipo de verme desconhecido, a que ninguém deu nome científico e que vive mexendo na estrutura de uma raiz de planta. É possível que esse verme seja mais importante para um ecossistema do que um urso polar. Mas mesmo animais altamente carismáticos estão sumindo. Quer dizer, apesar da sensibilidade que geram, o urso polar está ameaçado devido ao aquecimento global; o tigre está desaparecendo porque os humanos estão ocupando os espaços onde ele vivia; e a onça-pintada aqui nas Américas já perdeu 50% de sua área original de distribuição. E já extinguimos muitas espécies de anfíbios, importantes para o funcionamento dos ambientes e úteis aos humanos, na indústria farmacêutica, por exemplo.

     Na internet, há diversas qualidades de informação. As aulas de Ciência em todos os níveis são muito importantes para desenvolver habilidades de busca e avaliação de informação, além de refletir sobre o mundo: por que eu tenho que me preocupar com a extinção das espécies, de onde vieram, como surgem, por que são importantes, como funciona o ecossistema, de onde vem a comida que estou comprando no super, como ela é produzida, de que país ela vem, qual é o custo financeiro e ambiental de fazer isso, se existem alternativas... As pessoas têm que saber como funciona o mundo e como fazer sua parte para diminuir o nosso impacto nele.
   
Acesse o conteúdo integral do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada: Clique aqui.:

2 comentários:

  1. Mikaelli, como sempre excelente texto !

    Temos mesmo que conhecer o mundo para saber o que pode ser feito e colocar isso em prática !
    Muitas vezes tomamos atitudes erradas ou inconseqüentes por pura falta de informação e até por descaso em querer saber mais.
    Obrigada por compartilhar estas informações !
    Grande abraço !

    ResponderExcluir
  2. Olá Mikaelli,
    Parabéns por esse texto, alertando sobre a responsabilidade que cada um de nós, temos para que o equilíbrio ambiental seja mantido.
    Tudo faz parte do equilíbrio ecológico, desde o urso polar que vemos, até o mais pequeno verme que não vemos.
    Gostei muito da frase do Filósofo chinês quando diz que a água é o "sangue da terra". Pensamento profundo!!!
    Abraços.
    Sonia Costa

    ResponderExcluir

Postagens populares